Você sabe o que é a Reprodução Assistida?

fertilizacao-in-vitro

A cada ano que passa, o número de casais que procuram as Clínicas de Reprodução Assistida vêm aumentando cada vez mais. Ainda assim, muitas pessoas ainda não sabem, ou tem dúvidas do que é a reprodução humana.

Por isso, neste artigo, vamos explicar para você o que é a reprodução assistida e quais são as suas principais técnicas. Confira!

O que é a Reprodução Assistida?

A Reprodução Assistida nada mais é do que um conjunto de técnicas, ou tratamentos, utilizadas para ajudar quem possui dificuldades para engravidar naturalmente.

Hoje, existe uma gama bem variada de tratamentos de reprodução humana. A escolha da técnica vai depender das necessidades de cada circunstância, e apenas um especialista na área será capaz de avaliar qual a melhor opção para a sua situação.

Quando devo recorrer à Reprodução Humana?

Existem diversos motivos que podem levar uma pessoa, ou casal, a procurar um tratamento de reprodução. Entre os principais motivos são: infertilidade feminina, infertilidade masculina, necessidade de tratamento oncológico, casal homoafetivo e pessoas que desejam uma produção independente.

Quais são as principais técnicas?

Como explicamos no início do post, existem várias técnicas e tratamentos diferentes de Reprodução Humana, entre os principais estão:

Fertilização in Vitro

A Fertilização in Vitro (FIV) é uma das técnicas mais modernas e eficientes de reprodução. Nela, a fecundação acontece fora do corpo da mãe, ou seja, as células ovarianas são fertilizadas pelo espermatozoide in vitro (no laboratório).

Este tratamento consiste basicamente em: estimulação ovariana, coleta dos óvulos produzidos pelos ovários e fertilização dos óvulos pelos espermatozoides em um meio fluido (in vitro). Depois da fertilização, forma-se o embriõa, que é então transferido para o útero da paciente.

A Fertilização in Vitro é um dos tratamentos mais utilizados no mundo, e isso acontece tanto por suas altas taxas de sucesso quanto por sua versatilidade. Além de ser indicada para casais inférteis, ela também é muito utilizada por casais homoafetivos, pessoas que querem ter uma produção independente e por quem precisou passar por um tratamento oncológico.

Inseminação Intra Uterina

A Inseminação Intra Uterina (IIU) é um procedimento que consiste na introdução do esperma dentro da cavidade uterina da mulher no período em que ocorre a ovulação. Ela geralmente é utilizada quando o volume ou a concentração dos espermatozoides tem alterações leves, ou quando a mobilidade desses gametas decresce.

Normalmente recomenda-se que este procedimento seja feito com o estímulo da ovulação da mulher como forma de potencializar os resultados. A inseminação é uma técnica indolor e é realizada em consultório, após o preparo do sêmen em um laboratório especializado.

Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI)

A Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI) é uma técnica muito semelhante à Fertilização in Vitro. A sua diferença é que nela é feita pela injeção de um único espermatozoide no óvulo. Ou seja, no lugar de ser feita a incubação dos espermatozoides com o óvulo, é injetado um espermatozoide no interior do gameta feminino.

Criopreservação

A criopreservação é um conjunto de técnicas que permite conservar células a temperaturas muito baixas com o uso de nitrogênio líquido. Se tratando de reprodução humana, essas técnicas são utilizadas para preservar gametas femininos, masculinos e embriões para uso posterior.

Muitas pessoas precisam preservar os gametas por se depararem com a impossibilidade imediata de maternidade ou paternidade, seja por escolha ou por circunstâncias adversas, como o tratamento de câncer ou de outras doenças que podem afetar a fertilidade futura.

Como escolher onde fazer esses tratamentos?

Uma dúvida muito comum das pessoas que passam por problemas de infertilidade é saber quem procurar. Antes de mais nada, é importante que o casal que está tentando engravidar há mais de um ano, sem sucesso, procure um especialista em fertilidade. Só ele será capaz de fazer um diagnóstico preciso e indicar o melhor tratamento.

Para encontrar esse profissional é preciso procurar uma Clínica de Reprodução Humana. Lá, além de diversos especialistas na área, você também irá contar com a estrutura adequada para este atendimento.

Se quiser entender melhor como escolher uma boa clínica, confira o eBook completo que preparamos para te explicar o que é preciso levar em consideração na hora de escolher uma Clínica de Reprodução Humana!

Equipe Médica Revisora do Texto

Dra. Hérica Mendonça, Dr. Fábio Peixoto, Dra. Luciana Calazans e Dr. Leonardo.

Deixar comentários