Quais fatores influenciam as chances de sucesso da FIV

chances-de-sucesso-fiv

A Fertilização In Vitro (FIV) é um dos tratamentos de reprodução assistida mais realizados por casais com infertilidade.

No entanto, é preciso ter os pés no chão quando o assunto é a FIV: as chances do procedimento dar certo dependem de diversos fatores biológicos e genéticos, e contar com a certeza de uma gravidez ainda na primeira tentativa pode ser frustrante caso isso não aconteça. Algumas vezes é preciso ter persistência até a chegada do resultado positivo.

No texto de hoje vamos falar sobre três fatores que influenciam no sucesso da FIV.

Idade da mulher e chances de sucesso da FIV

O principal fator que prediz as taxas de sucesso na FIV é a idade da mulher. As taxas diminuem de forma lenta entre 30 e 35 anos, e mais rapidamente a cada ano a partir de 35 anos.

É importante ter conhecimento destas informações para que os casais que têm indicação de tratamento não adiem a FIV, pois desta forma estarão diminuindo suas chances de sucesso.

Condições laboratoriais

A FIV precisa ser realizada em um ambiente laboratorial adequado e preparado para realizar o procedimento.

Variação na temperatura, pH do meio de cultura e tensão de oxigênio da incubadora podem influir negativamente no sucesso.

Por isso a importância de inspeção e certificação de controle de qualidade dos laboratórios que manipulam gametas e embriões, para fertilização in vitro.

Fatores Fisiológicos e genéticos

Existem alguns fatores fisiológicos e genéticos que também podem influenciar no sucesso da FIV. Vamos a eles:

-Folículos e óvulos: uma reserva ovariana diminuída (menor número de foliculos nos ovários) pode levar à produção de um número menor de óvulos, influenciando nas chances cumulativas de gravidez em um tratamento.
-Espermatozoides: fatores masculinos graves podem levar a uma menor taxa de fertilização dos óvulos coletados.
-Útero: algumas doenças uterinas podem dificultar o processo de implantação embrionária.

Conclusão

Existem diversos fatores que podem influenciar no sucesso da FIV, e uma consulta médica especializada e detalhada é importante para poder otimizar as chances de cada casal. Não adiar a realização dos tratamentos também é importante, pois já vimos que a idade da mulher tem papel significativo na FIV.

Além disso, é importante o casal ter tranquilidade e resiliência, e saber que algumas vezes é necessário tentar novamente e insistir até a chegada da sonhada gravidez!

Quer saber ainda mais detalhes sobre as chances de sucesso da FIV?

Entenda como a idade influencia na Fertilização in Vitro e também assine nossa newsletter para sempre receber nossos novos conteúdos!

Equipe Médica Revisora do Texto

Dra. Hérica Mendonça, Dr. Fábio Peixoto, Dra. Luciana Calazans e Dr. Leonardo.

Deixar comentários