Quais as chances da FIV dar certo na primeira tentativa

primeira-tentativa-fiv

A fertilização in vitro, conhecida também como FIV, vem sendo uma alternativa para pessoas que querem ter filhos, mas não conseguem ou não podem, como por exemplo casais homoafetivos ou pessoas com problemas de infertilidade.

A técnica também tem sido uma realidade para mulheres que estão passando pela casa dos 30 anos, com problemas de saúde, como tratamento de câncer, ou por aquelas que decidem ter uma produção independente.

Acontece que, a despeito das razões e motivações, a FIV gera um misto de emoções e expectativas sobre o tratamento, trazendo a dúvida sobre as chances de sucesso da gravidez na primeira tentativa. Vamos, então, falar sobre isso no post de hoje.

Mas, afinal, o que é e como funciona a FIV?

A fertilização in vitro é uma técnica que envolve o estímulo de produção de óvulos, coleta de gametas masculinos e femininos, a fecundação por meio do auxílio da tecnologia do laboratório (por isso in vitro) e posterior transferência de embriões para o útero.

Os procedimentos de coleta de óvulos e espermatozoides para formação de embriões não ocorre necessariamente na mesma época que a aplicação do material no útero, que podem permanecer congelados até o momento em que se decide tentar a gestação.

Quais as reais chances de sucesso em uma primeira tentativa?

Estes procedimentos são marcados, muitas vezes, pela insegurança e pela ansiedade de quem se submete ao tratamento. Por isso, é comum que estas pessoas se perguntem constantemente: será que vai dar certo?

Com o desenvolvimento da Medicina Reprodutiva e amadurecimento de técnicas de fecundação assistida, as chances de sucesso da FIV têm aumentado consideravelmente.

O fator idade é fundamental para entender essas chances, uma vez que a idade em que foi colhido o óvulo e a idade em que este foi transferido em formato de embrião são decisivas.

Estima-se, segundo alguns especialistas, que mulheres com menos de 30 anos e com embriões saudáveis tenham até 70% de chances de engravidarem na primeira tentativa.

Para mulheres na casa dos 35 anos, a média é de 50%, e com até 40 anos as chances giram em torno de 30%.

Não deu certo na primeira tentativa. E agora?

Embora os números sejam animadores, algumas mulheres estão entre a porcentagem que “não deu certo” na primeira tentativa da FIV.

Após uma primeira fertilização, é possível analisar o que não contribuiu para o sucesso da gestação e tentar outra vez o procedimento.

Algumas mulheres passam pelo processo mais ou menos três vezes para conseguir o resultado positivo.

O que pode contribuir para o sucesso do procedimento?

Por ser um tratamento que envolve diferentes fatores, como aspectos biológicos e naturais de cada um, não existe uma receita de sucesso que se aplicaria a todos os casos.

Entretanto, há algumas indicações que podem aumentar a possibilidade da gestação ocorrer, seja na primeira ou em outra tentativa de fertilização in vitro. Veja só:

  • Idade da mulher: já comentamos sobre a importância do fator idade para a FIV. Mulheres com menos de 30 tem maiores chances de engravidar, como ocorre com a gestação espontânea. É por isso que tem sido recomendado o congelamento de óvulos para mulheres mais jovens (o que garantiria maior qualidade do gameta) e que a transferência embrionária também não ocorra muito tarde.

 

  • Comportamentos saudáveis: como o cuidado do corpo, comportamentos saudáveis ajudam a melhorar a qualidade de vida e o funcionamento de todo organismo. Evitar/suspender álcool e cigarro, ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos são mais do que clichês, são atitudes essenciais que podem aumentar as chances de sucesso da fiv.

 

  • Atenção ao tratamento: seguir à risca as orientações médicas, utilizar corretamente os medicamentos e fazer o tratamento com bons profissionais também são fatores que fazem as possibilidades de sucesso da FIV crescerem.

 

Tendo isso tudo em vista, fica evidente que não existe uma prescrição universal para todos os casos e nem números absolutos desse cenário.

Contudo, com sucesso crescente, cada vez mais pessoas tem realizado o sonho da paternidade e da maternidade com os resultados da FIV.

Quer saber mais?

Para saber mais sobre esses procedimentos de fertilização in vitro, acompanhe nosso blog e mantenha-se informado.

Equipe Médica Revisora do Texto

Dr. Ricardo Marinho, Dra. Hérica Mendonça, Dra. Leci Amorim, Dr. Fábio Peixoto, Dra. Luciana Calazans e Dr. Leonardo.

Deixar comentários