Por que não consigo engravidar? Entenda as principais causas

Não consigo engravidar

As repetidas tentativas de engravidar sem sucesso são extremamente frustrantes para um casal. O desejo de começar uma família é um momento especial, mas as dificuldades enfrentadas por quem não consegue dar o primeiro e principal passo nessa jornada podem ser desgastantes.

Nesse momento, é importante entender que existem vários outros casais que passam por situações similares e encontram uma solução. Apesar do estresse ser uma sensação que costuma tomar conta do cenário, às vezes inviabilizando um olhar mais clínico, é necessário lembrar que esse problema deve ser abordado de uma maneira lógica e prática.

Para isso, é importante que você se informe de maneira extensa, para entender quais erros você pode estar cometendo sem notar, ou qual tipo de complicação está impedindo sua gravidez. Para lhe ajudar nesse processo, fizemos uma compilação das principais razões pelas quais mulheres não conseguem engravidar.

Muito ou pouco?

Uma das funções mais vitais e básicas do ser humano é ter relações sexuais e reproduzir-se. Sendo assim, é essencial que você se pergunte se está mantendo relações sexuais em uma frequência que é suficiente para melhorar suas chances de engravidar, ou isso poderia dificultar o processo.

É importante ter uma vida sexual saudável, certificando-se de que os momentos das relações sexuais do casal estão de acordo com o ciclo de ovulação da parceira. Hoje em dia existem muitos aplicativos disponíveis que podem ajudar a acompanhar de perto e com precisão o período de ovulação.

Além disso, é preciso avaliar se você só está fazendo sexo quando pensa que está ovulando. É muito fácil pular o período fértil se você só mantém relações sexuais quando está ovulando, porque o mais recomendado é que o foco seja dado poucos dias antes da ovulação

Cuidado com o estresse

O estresse durante esse momento da vida não é muito comum, mas se o seu nervosismo está acima dos níveis considerados normais, entre em contato com seu médico.

Fique de olho nos exercícios físicos

Se você é uma daquelas pessoas que não consegue ficar sem fazer exercícios físicos pesados na academia, é importante entender que exercícios extremos podem ser um dos fatores contribuintes para a sua dificuldade em engravidar.

Se você está malhando demais, acaba por reduzir a porcentagem de gordura no seu corpo, e o resultado disso é que seu ciclo menstrual pode ser comprometido – o que, claro, impede a possibilidade de fertilização do óvulo.
Ou seja, mesmo que você se sinta bem malhando como sempre esteve acostumada, é recomendável que você diminua os níveis de intensidade dos exercícios. Consulte seu médico para entender qual é o “ponto ótimo” de exercícios que você pode fazer para se manter saudável e conseguir engravidar.

O peso conta

Como citamos ali em cima, o baixo percentual de gordura pode comprometer suas chances de conseguir engravidar, mas o mesmo é válido para o outro lado. Estar acima do peso, ou com grande percentual de gordura corporal, pode afetar funções hormonais e diminuir sua capacidade de ter um ciclo reprodutivo saudável.

Carregar um peso extra pode, também, causar ovulação irregular. Além disso, se algum dos parceiros no casal que está tentando engravidar está obeso, a chance de concepção é drasticamente reduzida.

Sendo assim, mulheres que tem o desejo de engravidar devem focar em uma dieta balanceada (com o acompanhamento de um profissional nutricionista).

Cigarros e bebidas

Fumar e beber excessivamente álcool pode reduzir suas chances de engravidar. Ambos os hábitos têm a habilidade de comprometer sua capacidade de engravidar porque afetam seu sistema reprodutivo. Para os homens, fumar tabaco pode diminuir a contagem e a motilidade dos espermas.

Se você já pensava em reduzir ou parar com hábitos que não fazem bem para a sua saúde, esta é a hora certa. Mais do que nunca, você precisa do seu corpo no melhor estado possível, e desistir de hábitos prejudiciais é uma das coisas que mais lhe irá a ajudar a engravidar e, depois, para as mulheres, manter uma gestação saudável.

Outros motivos que podem impedir a gravidez

Existem diversos outros fatores que podem causar a infertilidade de uma pessoa. No caso das mulheres podem ocorrer: problemas na ovulação, alterações tubárias ou no útero, endometriose. Já nos homens os problemas na formação, no transporte ou na ejaculação dos espermatozoides são os principais culpados.

Ficou interessado e deseja entender mais sobre fertilidade? Entre em contato com a gente e agende agora mesmo a sua consulta. Estaremos prontos para resolver todas as suas dúvidas!

Equipe Médica Revisora do Texto

Dr. Ricardo Marinho, Dra. Hérica Mendonça, Dra. Leci Amorim, Dr. Fábio Peixoto, Dra. Luciana Calazans e Dr. Leonardo.

Deixar comentários