Infertilidade Masculina: entenda as principais causas

Causas da Infertilidade Masculina

A dificuldade em criar uma família é um momento muito difícil na vida de um casal. Normalmente, as mulheres são as primeiras a investigar se há algo errado. Os homens, entretanto, podem ter certa relutância em procurar ajuda, devido aos preconceitos e tabus que envolvem o assunto.

A infertilidade é definida quando um casal já está tentando engravidar há mais de 12 meses sem sucesso. Nesse caso, os dois precisam fazer exames específicos de fertilidade para entender o que está acontecendo. A mulher precisa procurar um(a) ginecologista, e o homem um(a) urologista. A infertilidade no homem pode gerar fatores psicológicos como ansiedade, depressão e sentimento de culpa.

Por isso, é importante (e essencial para o sucesso) que a infertilidade masculina também seja tratada com naturalidade. Os homens precisam entender de onde o problema surgiu e seus principais motivos antes de começar a tratá-los.

No post de hoje, vamos explicar para você as maiores causas da infertilidade masculina, para que você entenda por onde começar. Vamos lá?

Entenda as 5 principais causas da infertilidade masculina

O que, afinal, pode fazer com um homem se torne infértil?

Varicocele

A varicocele é considerada a principal causa da infertilidade masculina, estando presente em cerca de 25% dos homens. Ela acontece por uma dilatação das veias testiculares responsáveis pela drenagem do sangue dos testículos. Isso gera pequenas varizes que aumentam a temperatura da região. Com esse aumento de temperatura, a produção e formação normal de espermatozóides pode fica comprometida e o homem pode se tornar infértil.

Por ser uma doença sem muitos sintomas aparentes (o mais comum é a sensação de aumento dos testículos e um leve desconforto), muitos homens acabam não procurando ajuda médica. A varicocele em casos selecionados, tem indicação de intervenção cirúrgica para ser tratada.

Azoospermia

O diagnóstico da azoospermia pode gerar muita preocupação no homem e no casal. A azoospermia é definida pela ausência de espermatozóides na ejaculação do homem. Isso pode ocorrer devido: produção dos espermatozóides está comprometida, seu trajeto obstruído ou ausente.

O primeiro motivo (falta de produção) normalmente é associado a algum fator genético. Nesse caso, recomenda-se que métodos de reprodução assistida (como a Fertilização In Vitro, por exemplo) sejam utilizados. Já o segundo (obstrução, que pode ser causada por infecções e outros fatores) é considerado um diagnóstico mais favorável, já que uma vez que a obstrução é removida o problema da infertilidade será resolvido.

Criptorquidia

A criptorquidia é uma doença presente na vida de alguns homens desde o momento do seu nascimento. Condição médica na qual não houve uma descida correta do testículo da cavidade abdominal (local onde se desenvolve na vida intrauterina) para o escroto.

Os testículos podem ficar armazenados no interior do abdômen do homem, sendo mais uma causa de infertilidade masculina, já que dessa forma os espermatozóides podem não estar presentes na ejaculação ou estar presentes em quantidades insuficientes para a fertilização. Esse problema pode ser corrigido ainda na infância através de intervenção cirúrgica.

Infecções

As infecções entram nessa lista como uma das principais causas da infertilidade masculina, já que podem ocorrer com qualquer homem, independente de sua disposição genética. As bactérias principais e que podem causar a infertilidade no homem são Neisseria gonorrhoea (gonorréia), Chlamydia trachomatis (clamídia), Micoplasma hominis (responsável por doenças inflamatórias), Ureaplasma urealyticum (bactéria que afeta cerca de 70% dos casais sexualmente ativos), e Scherichia coli (causadora de infecções urinárias e intestinais).

Caso a suspeita da causa da infertilidade seja alguma infecção, é essencial que o parceiro cuide de sua saúde e prossiga com um tratamento adequado antes de procurar qualquer tratamento de fertilidade. Só com a saúde em dia uma gravidez de sucesso pode acontecer!

Descuidos com a saúde: tabagismo, obesidade, uso de drogas ou medicamentos

Chegamos ao último item da lista. Não se engane: apesar de não ter um motivo genético, os descuidos com a saúde são uma das maiores causas de infertilidade masculina e devem ser igualmente discutidos. Esses fatores comportamentais são grandes vilões da fertilidade, já que alteram de forma considerável a saúde do organismo do homem, e, consequentemente, podem reduzir as chances de uma gravidez ocorrer.

O tabagismo, a obesidade, uso de drogas ou medicamentos (como anabolizantes, por exemplo) em excesso alteram os níveis hormonais dos homens, interferindo na qualidade dos gametas que eles estão produzindo. Se você está tendo dificuldades para engravidar e sentiu que esse pode ser o problema, seguir uma vida saudável e equilibrada é a principal recomendação médica nesses casos. Se cuide!

Seja qual for a causa da infertilidade do homem, saiba que existem tratamentos acessíveis e extremamente bem-sucedidos para que você possa começar a sua própria família. Não está tudo perdido!

Você identificou a si mesmo ou ao seu companheiro em algumas dessas causas? Saiba agora mesmo quais exames você precisa para fazer o diagnóstico certeiro da infertilidade masculina!

Equipe Médica Revisora do Texto

Dr. Ricardo Marinho, Dra. Hérica Mendonça, Dra. Leci Amorim, Dr. Fábio Peixoto, Dra. Luciana Calazans e Dr. Leonardo.

Deixar comentários