FIV Acessível em BH: Entenda os custos da Fertilização In Vitro

Fertilização in Vitro em Belo Horizonte

Desde que o tratamento por Fertilização In Vitro foi desenvolvido, se tornou uma das melhores opções para casais que desejam ter filhos e não conseguem. Ele consegue tratar os casos mais complexos de infertilidade, usa tecnologia de ponta e, por isso, tem altas taxas de sucesso de gravidez, a depender da idade da paciente.

Muitos casais, após pesquisarem bastante, decidem que querem fazer a Fertilização In Vitro para finalmente realizar o desejo de ter um bebê e começar ou aumentar a família. O custo do tratamento, porém, é um dos fatores que mais afastam essas pessoas.

Muitos pensam que a FIV é cara, inacessível, que pode ser feita apenas por pessoas de alta renda. E é aí que eles se enganam! Existem várias maneiras de conseguir um tratamento de Fertilização In Vitro em Belo Horizonte de baixo custo . O FIV Acessível, ou Pró-FIV, é um deles.

O que é o FIV acessível?

O FIV acessível é um tratamento de baixo custo (ou como o nome diz: acessível) de Fertilização In Vitro que oferece condições diferenciadas de pagamento. Podem participar do programa pessoas que tenham indicação médica para o procedimento, tenham uma renda familiar de até R$5.000,00 e bens de até R$140.000,00.

O objetivo do FIV acessível é ajudar pessoas com problemas de fertilidade que realmente não possuem condições de realizar o tratamento de outra maneira. Todas as etapas do processo são realizadas na clínica do Pró-FIV, em Belo Horizonte.

Mas os custos do FIV acessível envolvem outras questões, caso você não seja residente na cidade e precise se deslocar para fazer o tratamento. Será que realmente vale a pena? Vamos analisar os gastos extras ao tratamento:

Quais são os custos da Fertilização In Vitro em Belo Horizonte?

Primeiramente, você precisa saber que o preço do tratamento é fixo. A única variação é relacionado a medicação que cada paciente pode precisar, sua idade (mulheres com mais de 35 anos precisam de mais medicamentos, por exemplo) e outras condições físicas, como a qualidade e quantidade de óvulos disponíveis.

O tratamento dura, em média, 30 dias. Ele é dividido em 4 etapas:

  1. Indução da ovulação, que dura de 10 a 14 dias
  2. Punção ovariana, que dura 1 dia
  3. Transferência embrionária, que ocorrerá 2 a 5 dias após a punção dura de 2 a 5 dias (pode ser que você precise esperar mais um mês para essa etapa)
  4. Teste de gravidez, que será feito entre 9 a 13 dias após a transferência

Ou seja: se você decidir seguir em frente com a Fertilização In Vitro, precisa se comprometer com o procedimento por pelo menos um mês, sendo que desse tempo, pelo menos 2 semanas exigem a sua presença física em Belo Horizonte, onde a clínica está localizada.

Se a gravidez tiver sido bem sucedida, também pode ser que você precise retornar à clínica em Belo Horizonte para a realização do primeiro ultrassom. Caso seja necessário a paciente também pode fazer esse exame em sua cidade de origem.

Com quais gastos você deve se preocupar, caso precise se deslocar para realizar a Fertilização In Vitro?

Estadia

Você precisará de um lugar para repousar nessas duas semanas, certo?

Caso você não tenha parentes na cidade, pode procurar por hotéis próximos à clínica, evitando assim os custos com transporte. Caso o dinheiro esteja curto, você também pode procurar por acomodações mais acessíveis, como hostels ou pelo aluguel temporário de quartos privados em plataformas como o Airbnb.

Alimentação

A alimentação é outro custo que pode assustar. Você precisa estar saudável e se alimentando bem durante o tratamento, então nada de comer apenas os fast-foods mais baratos na cidade, hein?

Se o lugar em que você estiver hospedada possuir uma cozinha, você pode comprar todos os alimentos nos supermercados e cozinhar, o que já eliminaria grande parte do custo da alimentação, já que comer fora de casa em Belo Horizonte não é uma atividade muito barata.

Transporte

Você precisará ir constantemente até a clínica, então o custo do transporte também é decisivo. A melhor dica é se hospedar em algum local onde você consiga chegar a pé até a clínica, evitando gastos extras com sua locomoção e o trânsito intenso de Belo Horizonte.

Passagens

Dependendo da sua cidade de origem, as passagens para Belo Horizonte podem ficar bem caras. Você pode escolher viajar de avião ou de ônibus, que costuma ser um meio de transporte mais acessível. Caso você tenha um carro e a distância não seja tão longa, também pode fazer a viagem dessa maneira.

Afinal… devo ou não procurar o tratamento de Fertilização In Vitro?

Ufa! São muitos custos extras, não é mesmo? O que recomendamos é que você faça uma planilha com todos os gastos possíveis da sua locomoção e estadia em Belo Horizonte. Será que você consegue cobrir todos eles? É importante você pesar (e pensar muito!) se o valor do FIV acessível, no final, valerá a pena para você e sua família.

Se você perceber que não consegue cobrir os custos extras, não fique triste: existem outras maneiras de tratar problemas de fertilidade, dependendo da causa da infertilidade.

Porém, se você decidir que mesmo assim continuará com o tratamento de Fertilização In Vitro, pode ter certeza que você estará utilizando um dos métodos mais eficazes para a infertilidade.

Quer saber mais ainda sobre a Fertilização In Vitro? Então assine a nossa Newsletter e fiquei por dentro dos nossos conteúdos sobre o tratamento.

Equipe Médica Revisora do Texto

Dr. Ricardo Marinho, Dra. Hérica Mendonça, Dra. Leci Amorim, Dr. Fábio Peixoto, Dra. Luciana Calazans e Dr. Leonardo.

Deixar comentários