FIV Acessível em 2021 informações importantes sobre o tema

fiv

Chegamos em 2021 e a pandemia continua. No entanto, quem sonha com uma gestação 

sabe que, depois dos 30, quanto mais o tempo passa, mais difícil fica. Então, o que é preciso saber antes de tentar uma fertilização in vitro? Quais os custos envolvidos em um tratamento de fertilidade?

Se você deseja ter uma gestação por meio de reprodução assistida, este pode ser o seu momento. Neste texto, você vai saber o que é FIV, quais os custos envolvidos além do tratamento e como aderir ao procedimento de maneira mais acessível. Confira:

O que é e como funciona a Fertilização In Vitro?

Antigamente conhecida como “bebê de proveta”, a fertilização in vitro (FIV) é um método de reprodução assistida em que a fecundação do espermatozoide com o óvulo é feita em um tubo de ensaio (in vitro) no laboratório de embriologia. Esse processo permite a análise do desenvolvimento dos embriões para que a transferência ao útero seja bem-sucedida.

Indução da ovulação

A primeira etapa é induzir os ovários a produzir o maior número de óvulos possível. Induzir a produção de óvulos. Quanto mais óvulos ela produzir, mais chance tem de engravidar. Essa indução é feita com medicação injetada ou por via oral. O médico faz o acompanhamento por meio de ultrassonografia e medição de dosagens hormonais.

Coleta de óvulos e sêmen

Após a indução, os óvulos passam pela aspiração folicular, um método em que uma agulha coletora “suga” os gametas para a posterior fecundação. É um método cirúrgico indolor (a mulher estará anestesiada) e pouco invasivo. O máximo de dor que pode surgir será uma leve cólica pós-procedimento. 

O sêmem do homem também passará pela coleta. Por isso, precisa evitar a ejaculação de 2 a 5 dias antes dessa coleta. 

Depois destas coletas, a fertilização ocorrerá no laboratório.

Transferência embrionária

Depois da fertilização, os embriões ficam em cultivo em incubadoras especializadas, e posteriormente a equipe médica transfere os embriões para o útero. O número de óvulos transferidos é limitado para que não haja múltiplas gestações, mas varia por faixa etária:

  • mulheres com menos de 37 anos: até de 2 embriões;
  • acima de 37 anos: até 3 embriões;
  • embiões euploides ao diagnóstico genético; até 2 embriões, independente da idade.

O procedimento é realizado guiado por Ultrassom, e nesta etapa não é necessário anestesia. 

Teste de gravidez

Depois de 9 dias da transferência embrionáría, a mulher precisa saber se a implantação do embrião foi bem-sucedida. Para isso, ela faz o teste de gravidez. Hoje, a taxa de sucesso é de em média 55% para pacientes com menos de 35 anos. 

Todas essas etapas duram, em média, 30 dias. Após esse tempo, se o procedimento for bem-sucedido, a mulher será encaminhada ao acompanhamento pré-natal para ter uma gestação tranquila.

Quais são os custos da Fertilização In Vitro em Belo Horizonte?

Para quem está fora de Belo Horizonte, existem outros custos inerentes ao procedimento que você precisa considerar:

Passagens e transporte

E por falar em passagens, elas serão sim necessárias para a vinda até a clínica, caso você não more em Belo Horizonte. Caso tenha carro, já será uma economia possível de fazer ao substituir as passagens pela estrada.

No entanto, por ser bem localizada, o transporte para BH será muito mais fácil. Ônibus, táxis, serviços de transporte por aplicativo estão sempre disponíveis. Além disso, o casal precisará vir várias vezes à clínica para o procedimento.

Por isso, recomendamos uma estadia próxima à clínica — que vamos abordar no tópico a seguir.

Estadia

A Pró-FIV fica localizada no bairro de Lourdes, bem no centro de BH e próximo aos seus principais pontos, como a Savassi. Para quem não tem parentes próximos, é um local tranquilo para encontrar hotéis, hostels, Airbnb e outros tipos de estadia. Assim, o casal já fica próximo à clínica e evita gastos com transporte.

Alimentação

Este é o custo que, muitas vezes, não se considera durante uma viagem. Porém, mais do que procurar por alimentação barata, a provável futura gestante precisa se preocupar em comer bem, sempre priorizando refeições saudáveis e bem equilibradas.

Além de uma grande oferta de restaurantes e delivery, as refeições em Belo Horizonte são mais em conta em relação a outras capitais do eixo Sul-Sudeste. 

O que é o FIV Acessível?

A reprodução assistida é um procedimento que ajuda casais no mundo inteiro a realizar o sonho da concepção, mas O Pró-FIV é um serviço de fertilização in vitro acessível, com condições de pagamento facilitadas, médicos especializados e um tratamento clínico de ponta. Além disso, existe também a possibilidade da doação compartilhada de óvulos.

Considerando a pandemia, o que devo fazer para iniciar meu tratamento?

Além de adotar todos os protocolos de segurança para evitar qualquer tipo de contaminação, o Pró-FIV conta com a telemedicina para fazer as consultas com os pacientes que assim preferirem. Nos casos em que a presença do paciente é imprescindível, o médico fará a solicitação.

E se você não quer deixar o tratamento para depois, entre em contato e marque sua consulta!

Equipe Médica Revisora do Texto

Dra. Hérica Mendonça, Dr. Fábio Peixoto, Dra. Luciana Calazans e Dr. Leonardo.

Deixar comentários