Fertilização in Vitro: entenda as chances de sucesso do tratamento

Fertilização in Vitro

Muitos casais no mundo inteiro estão encontrando cada vez mais problemas para ter filhos e começar uma família. Procurar por ajuda médica é a possibilidade de conseguir superar esse desafio. Nesse cenário, a Fertilização In Vitro acabou se tornando uma das técnicas mais usadas para o tratamento da infertilidade.

A FIV funciona de maneira mais simples do que pode parecer: os gametas do homem e da mulher são coletados para ser fertilizados em laboratório por uma equipe médica para, já fecundados, serem transferidos para o útero da futura mãe.

Por ser uma técnica que utiliza da tecnologia a seu favor e é uma das mais populares no mundo quando falamos de alternativas para a fertilidade, muitos casais acabam se interessando pelo procedimento, mas ainda ficam confusos em relação às reais chances de sucesso da Fertilização In Vitro.

Afinal: a Fertilização In Vitro realmente pode funcionar? O que pode alterar suas chances de sucesso? É o que vamos ensinar agora para você!

Acompanhe:

Entenda as chances de sucesso da Fertilização In Vitro

A média da taxa de sucesso a cada tentativa da Fertilização In Vitro é, hoje, por volta dos 50% em mulheres com menos de 35 anos. Em mulheres com 30 anos ou menos, a taxa fica por volta de 60%.

A tecnologia usada durante a fertilização em laboratório está cada vez mais sofisticada – os profissionais estão mais preparados para lidar com os pacientes e a técnica está muito mais aperfeiçoada. Além disso, as clínicas evoluíram muito seus sistemas de congelamento e armazenamento de embriões, o que é importante para o sucesso do método.

Os médicos mais otimistas preveem taxas de sucesso chegando a quase 80% em um futuro próximo! Impressionante, não é mesmo?

Mas não se apegue a esses valores. Lembre-se que nenhum procedimento possui uma chance de 100% de sucesso e é por isso que os pacientes da Fertilização In Vitro também possuem um acompanhamento psicológico durante todo o processo.

O que pode alterar as chances de sucesso da Fertilização In Vitro?

É importante que você sempre tenha em mente que os números variam de acordo com cada pessoa. Vamos mostrar para você os principais fatores de sucesso da FIV:

Idade e outros fatores físicos da mulher

Para entender as chances de sucesso da Fertilização In Vitro nas mulheres, deve-se analisar a sua idade e outras características que podem atrapalhar a gravidez. Depois dos 35 anos, as mulheres começam a produzir menos óvulos, o que afeta (e muito) as chances de uma gravidez.

Esses óvulos gerados também possuem características diferentes dos as mulheres geram antes dos 35 anos, afetando sua qualidade. Um óvulo com a qualidade afetada pode gerar um embrião que terá dificuldades de se implantar no útero da futura mãe.

Alguns medicamentos podem ser utilizados nessa etapa para induzir a ovulação da mulher e aumentar o número de óvulos e colhidos pelo médico. Todos medicamentos utilizados serão recomendamos pelo médico e todos os processos mencionados são feitos dentro da clínica.

Uma outra opção também é o congelamento de óvulos quando a mulher está em idade menor que 35 anos, para garantir que os gametas que ela usar no futuro estão em seu estado com mais alto potencial de gravidez.

Fatores físicos do homem

Para entender as chances de Fertilização In Vitro nos homens, analisa-se a quantidade, morfologia e mobilidade dos espermatozoides. Algumas doenças também podem afetar a saúde dos gametas masculinos, como a obesidade. É essencial que o homem faça um espermograma para analisar que seus espermatozoides.

Além disso, se o casal levar uma vida saudável e equilibrada, sem vícios como o cigarro, as chances do procedimento funcionar também se elevam. A saúde mental também é essencial, já que as tentativas sem sucesso de ter um filho por outros métodos podem gerar muita frustração e tristeza.

O casal deve estar ciente, ao iniciar o tratamento, de que pode ser que a gravidez tão sonhada não ocorra. A Fertilização In Vitro está mudando a vida de diversas pessoas, mas se você decidir realizar o procedimento sempre recomendamos que procure uma clínica especialista, com alta tecnologia e uma equipe médica extremamente qualificada, o que com certeza também é um dos fatores para o aumento das chances de sucesso da FIV.

Pesquise bastante, leia depoimentos e escolha uma clínica de Fertilização In Vitro de confiança! E caso ainda tenha alguma dúvida deixe aqui nos comentários.

Equipe Médica Revisora do Texto

Dr. Ricardo Marinho, Dra. Hérica Mendonça, Dra. Leci Amorim, Dr. Fábio Peixoto, Dra. Luciana Calazans e Dr. Leonardo.

Deixar comentários