Clínica de fertilidade: o que é e quais serviços oferece?

clinica-de-fertilidade

Quando um casal enfrenta dificuldades para engravidar, o recurso ideal pode estar em uma clínica de fertilidade, que fornece opções viáveis para a concretização desse desejo.

Historicamente falando, os médicos e pesquisadores vêm desenvolvendo alternativas para favorecer a gravidez desde o século 18. E o ramo da medicina reprodutiva não para de evoluir! Hoje, os centros de reprodução humana assistida são os destinos dos casais que precisam solucionar um impasse: a dificuldade de conceber.

Para muitas pessoas, passar pela experiência de gerar um filho é um grande propósito de vida. Mas essa expectativa pode vir acompanhada de frustração quando percebem que não será possível gestar por vias naturais.

O papel da medicina reprodutiva é, portanto, expandir as chances de gravidez através de métodos de maior ou menor complexidade. Para entender melhor o que é uma clínica de fertilidade e quais são os serviços oferecidos, siga conosco na leitura deste artigo!

O que é uma clínica de fertilidade?

A clínica de fertilidade é um centro de medicina reprodutiva, onde atuam profissionais especializados em reprodução humana. Nela, o trabalho baseia-se não só nas soluções para engravidar, mas também no amparo aos pacientes que buscam por tratamento.

Para cumprir essa missão, esses espaços contém diversas áreas e profissionais capacitados. Além dos médicos especialistas em técnicas reprodutivas, o corpo clínico conta com a presença da equipe de enfermagem, responsável por prestar auxílio na realização de exames e outras etapas dos procedimentos.

Embriologistas e técnicos de laboratório também constituem o quadro de profissionais e, para garantir o atendimento humanizado ao longo do processo, o paciente tem acesso a acompanhamento por profissionais de psicologia.

Qual a importância de uma clínica de fertilidade para casais que desejam engravidar?

As dificuldades para engravidar podem ter origens diversas, assim como há soluções variadas a depender de cada caso. Nesse sentido, a orientação médica é fundamental para que o casal encontre o caminho adequado rumo à solução do problema. 

Não é atoa que o Brasil lidera o ranking em reprodução assistida, conforme indica a Red Latinoamericana de Reproducción Asistida (REDLARA). A pesquisa revela que 83 mil bebês nasceram no país a partir de tratamentos reprodutivos como a FIV, inseminação artificial e congelamento de embriões.

Normalmente, o ponto de partida para o tratamento de fertilidade é a consulta com o especialista em técnicas de reprodução, quem irá aconselhar a realização de exames iniciais. A identificação dos fatores que ocasionam a infertilidade conjugal é o que servirá como guia para a decisão do método mais apropriado.

Ou seja, o profissional deve indicar o tratamento de acordo com a causa da infertilidade, seja ela de fator masculino ou feminino. Pode ser que, em alguns casos, o casal seja orientado a dar sequência às tentativas via relação sexual. 

Isso porque o ideal é que os companheiros busquem as soluções de reprodução assistida se após um ano de tentativas sem uso de nenhum método contraceptivo não obtiverem sucesso.

Você se encaixa? 7 perfis de quem busca por um tratamento de reprodução humana assistido

Entender o perfil do paciente é crucial para dar início ao tratamento de reprodução, que deve ser individualizado conforme condições avaliadas pelo médico. Por essa razão, os exames iniciais são tão importantes, tanto para verificar a reserva ovariana da mulher quanto para observar a qualidade do sêmen do homem, por exemplo.

Vejamos, a seguir, quais são os principais perfis de quem busca por um tratamento de fertilidade:

  1. Homens que apresentam alterações no sêmen detectadas pelo espermograma;
  2. Homens que apresentam infertilidade devido a causas indefinidas;
  3. Mulheres acima de 35 anos que desejam ter filhos;
  4. Mulheres que apresentam obstruções nas trompas ou sofrem de endometriose;
  5. Pacientes oncológicas, ou seja, mulheres que passam por tratamento de quimio ou radioterapia e desejam preservar a fertilidade.
  6. Mulheres que optam pela produção independente;
  7. Casais homoafetivos.

Quais os serviços mais comuns oferecidos por uma clínica de fertilidade

Milhares de homens e mulheres enfrentam a infertilidade. Diante desse cenário, a procura por métodos de reprodução assistida só aumenta e, felizmente, os centros especializados contam com uma diversidade de tratamentos.

Os principais serviços oferecidos por uma clínica de fertilidade são:

  1. O coito programado;
  2. A inseminação artificial; 
  3. A fertilização in vitro (FIV); 
  4. O congelamento de óvulos.

Conheça cada um.

  1. Coito Programado

De baixa complexidade, esse método consiste em acompanhar o crescimento dos folículos ovarianos por meio de ultrassonografias. Com isso, é possível que o médico oriente o casal a manter relações sexuais no período em que há maiores chances de fecundação. 

Geralmente, o procedimento acompanha prescrição de medicamentos hormonais para estímulo ovariano e indução da ovulação.

  1. Inseminação Artificial

O método de inseminação artificial, ou inseminação intrauterina, também é pouco complexo. A etapa principal desse tratamento é a colocação de espermatozoides no interior do útero materno, a fim de aumentar as chances de fertilização.

  1. Fertilização in Vitro (FIV)

A fertilização in vitro é uma técnica de reprodução assistida mais complexa, porém, de maior eficácia em comparação às outras. O encontro dos gametas feminino e masculino acontece em laboratório, onde os profissionais acompanharão a formação dos embriões.

Após o cultivo, a próxima etapa é a transferência embrionária por meio de um fino cateter que conduz os embriões até o útero.

  1. Congelamento de óvulos

O congelamento de óvulos é indicado a mulheres que desejam preservar a fertilidade caso a gestação seja um plano futuro.

Pacientes oncológicas também podem recorrer a essa técnica para que os tratamentos quimio ou radioterápicos não interfiram na sua capacidade fértil.

Agora você já sabe o que é uma clínica de fertilidade, qual é sua importância e quais são os serviços disponíveis para enfrentar as dificuldades de engravidar! A clínica de fertilidade tem papel fundamental na jornada de pessoas que sonham em ter filhos, mas enfrentam dificuldades naturais, fornecendo todo o apoio necessário em todas as etapas do tratamento.

Gostou desta matéria? Não pare de ler agora! Confira também nosso artigo que tem tudo que você precisa saber sobre FIV.

Equipe Médica Revisora do Texto

Dra. Hérica Mendonça, Dr. Fábio Peixoto, Dra. Luciana Calazans e Dr. Leonardo.

Deixar comentários