7 principais cuidados para casais que desejam realizar a FIV

tratamento-fiv

O tratamento de fertilização in vitro (FIV) é, atualmente, uma das técnicas de reprodução assistida mais eficazes para casais que tenham alguma dificuldade para engravidar.

Mas o sucesso do procedimento não depende só da técnica. Para isso, é necessário uma série de cuidados com a saúde e mudanças na rotina que ajudem a garantir a eficácia do tratamento.

É preciso suspender a prática de atividades físicas? E as relações sexuais, também devem ser interrompidas? O uso de medicamentos precisa ser informado ao médico? Essas são algumas das dúvidas mais frequentes que surgem nos consultórios médicos.

Pensando nisso, listamos os 7 principais cuidados para os casais que desejam realizar a FIV. Saiba mais nesse post.

 

Atividades físicas

 

A prática de atividades e exercícios físicos deve ser realizada com cautela durante o tratamento de fertilização in vitro (FIV). Aquelas de maior impacto, como musculação, corrida e boxe, por exemplo, devem ser evitadas em todas as etapas.

Já as consideradas de menor impacto físico, como a hidroginástica, podem ser mantidas com permissão e acompanhamento médico. 

A única fase em que é recomendado não realizar nenhum tipo de atividade, mantendo repouso, é durante e após a estimulação ovariana.

Isso porque o procedimento gera um aumento significativo nos ovários, e atividades de impacto físico podem gerar desconforto, dores e até mesmo complicações sérias.

Mas é importante não deixar o corpo totalmente parado. A prática de atividades físicas ajuda a manter uma vida saudável, melhora o condicionamento corporal e dá mais disposição, que são muito importantes para o tratamento. Para saber qual a melhor atividade para o seu caso, consulte o médico.

 

Alimentação

 

A alimentação costuma ser tema das principais dúvidas sobre os cuidados necessários durante a fertilização in vitro (FIV). Não há nenhum estudo comprovado sobre a relação entre o que se come e o sucesso do tratamento.

Mas, ainda assim, sabe-se que um corpo saudável e em forma tem mais chances de alcançar bons resultados.

Em relação ao consumo de álcool, tabaco e entorpecentes, os médicos recomendam a total suspensão. O cigarro é um grandes vilões da fertilidade, enquanto as bebidas alcoólicas pode interferir no efeito dos medicamentos utilizados.

 

Repouso

 

A necessidade de repouso é outro tema controverso. O tempo necessário, por exemplo, pode variar de acordo com cada profissional. Mas é certo que ele é muito importante após a estimulação ovariana.

Além disso, o repouso parcial durante a FIV ajuda os casais a se manterem tranquilos, desacelerando a rotina e o trabalho.

 

Psicológico

 

Quando falamos em saúde, as pessoas costumam pensar em atividades físicas e uma dieta saudável. Tão importante quanto cuidar do corpo, é dar atenção à mente.

A FIV envolve uma série de expectativas e inseguranças do casal, que veem no processo um meio de realizar o sonho da maternidade e da paternidade.

Por isso mesmo, é indicado o acompanhamento psicológico durante todo o processo.

Outras recomendações importantes são realizar atividades relaxantes e que dão prazer, como hobbies, e desacelerar a rotina e a intensidade de trabalho.

 

Medicamentos

 

O uso de qualquer tipo de medicamento, em todas as etapas do processo, deve ser informado ao médico, seja ele de uso contínuo ou esporádico.

É importante que o profissional autorize e esteja ciente qual o tipo de substância química a paciente está ingerindo.

 

Relações sexuais

 

As relações sexuais não são recomendadas em duas fases. A primeira é na estimulação ovariana, em que remédios induzem os ovários a reagirem de forma diferenciada, o que pode gerar desconfortos e mal estar na mulher.

E após a transferência dos embriões para o útero, para evitar que contrações uterinas, que acontecem durante as relações, possam prejudicar o resultado final.

 

Raios solares e tratamentos estéticos

 

É preciso ter muito cuidado com a exposição ao sol. Isso porque o uso de hormônios durante o tratamento de FIV estimula a pigmentação da pele, que podem gerar manchas. Recomenda-se evitar tomar sol sem proteção solar. 

Não menos importante são os cuidados e tratamentos estéticos. Do início da FIV até os primeiros meses de gravidez, é indicado não fazer uso de produtos químicos na pele, unhas e cabelo, como alisamentos e tinturas.

Como vimos nesse post, há uma série de cuidados necessários que ajudam a garantir um bom resultado no tratamento de fertilização in vitro (FIV).

Para além da alimentação saudável, é importante cuidar da mente e ter atenção aos medicamentos e produtos utilizados. Conte com acompanhamento médico, que poderá te auxiliar em todo o processo.

Quer saber mais?

Quer saber mais sobre a FIV? Confira o post que fizemos com as 5 informações mais importantes que você precisa saber.

Equipe Médica Revisora do Texto

Dra. Hérica Mendonça, Dr. Fábio Peixoto, Dra. Luciana Calazans e Dr. Leonardo.

Deixar comentários