4 dúvidas frequentes sobre Fertilidade

fertilidade

A Fertilidade feminina é um tema que pode se tornar  muito importante na vida de muitas mulheres. Ela pode estar atrelada ao desejo da tão sonhada gestação, mas também se relaciona ao autoconhecimento feminino.

Seja lá qual seja sua motivação, vamos responder algumas das dúvidas mais comuns a respeito da fertilidade.

1 – A idade do casal interfere nas chances de gravidez?

O avanço da idade pode ser um fator de grande interferência na fertilidade. Antes dos 35 anos, após 1 ano de tentativas de gravidez sem sucesso é necessário uma investigação, pois já há infertilidade. Especialistas afirmam que a partir dos 35 anos, devemos procurar ajuda especializada quando as tentativas superam os seis meses.

No caso dos homens, tanto a qualidade quanto a quantidade de esperma pode sofrer alterações significativas, principalmente após os 40 anos de idade. Além do mais, é muito importante descartar qualquer possibilidade de que algo biológico esteja afetando a fertilidade do casal.

Portanto, mais do que pesquisas, é importante um acompanhamento especializado e personalizado para o casal.

2 – Quanto mais relações sexuais, maior é a chance de engravidar?

Em casos normais, a fertilidade não está somente relacionada à maior frequência das relações sexuais. O organismo feminino conta com um mecanismo chamado de “janela fértil”, que varia de ciclo para ciclo.

Estudos atuais sugerem que as relações devem ser intensificadas durante essa fase, com um intervalo de dois a três dias.

3 – Obesidade diminui a fertilidade feminina?

Se tratando de fertilidade, o mais aconselhável é o equilíbrio do organismo. Os percentuais de gordura corporal,  muito altos ou baixos, podem causar problemas na fertilidade feminina e masculina.

Portanto, uma alimentação equilibrada e exercícios regulares, ajudam muito na saúde como um todo e na fertilidade do casal.

4 – Uso prolongado de medicamentos podem afetar a fertilidade?

Tanto homens quanto mulheres, podem ter sérios desequilíbrios hormonais utilizando remédios por período prolongado. O uso de anti-inflamatórios, remédios para calvície, anti-depressivos, remédios para micoses e remédios para hipertensos devem ser criteriosamente avaliados.

O uso de anabolizantes também afeta a fertilidade, portanto, a conversa com um especialista se torna muito necessária.

Quer saber mais?

Confira o nosso site e conheça mais dos serviços do Pró-Fiv!

Equipe Médica Revisora do Texto

Dr. Ricardo Marinho, Dra. Hérica Mendonça, Dra. Leci Amorim, Dr. Fábio Peixoto, Dra. Luciana Calazans e Dr. Leonardo.

Deixar comentários